PP4 Moments – Jogos Pan-Americanos de 2011


Partida histórica garantiu o ouro para a Seleção Brasileira, encerrando um jejum de 12 anos


20 de outubro de 2011. Naquele dia, Paula Pequeno e as demais jogadoras da Seleção Brasileira disputavam a final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, contra a forte equipe de Cuba. O jogo foi um grande momento para PP4, umas das melhores em quadra.

A partida era encarada por muitos como uma revanche. Quatros anos antes, no Pan do Rio, as cubanas derrotaram as donas da casa dentro de um Maracanãzinho lotado, que apoiou as brasileiras a todo minuto.

No primeiro set, o Brasil atropelou Cuba, com uma larga vantagem até os pontos finais, quando as adversárias cresceram de produção, mas não o suficiente para recuperar a parcial e vê-la ser fechada em 25 a 15. A atuação de Paula foi incrível, virando todas as bolas que chegavam para ela.

Já na segunda parcial, foram as cubanas que abriram vantagem. Apesar da reação brasileira no fim, o set terminou 25 a 21, empatando a partida.

Com o terceiro set em curso, as emoções vieram à flor da pele. Talvez o mais emocionante da partida, com as equipes trocando pontos a todo momento. O Brasil, que sempre manteve uma vantagem durante a parcial, conseguiu fechar o set em novo 25 a 21 e se colocar a frente do placar mais uma vez.

As brasileiras logo se colocaram na dianteira no quarto set, na expectativa de encerrar ali a partida. Entretanto, Cuba voltou mais ligada do tempo técnico e iniciou uma reação, que terminou em uma vantagem de 24 a 15. Paula e suas companheiras marcaram seis pontos seguidos, mas a partida caminhou para o tie -break com um 25 a 21 reverso.

Era a hora da decisão, 15 pontos pela medalha de ouro. Paula e a equipe estavam prontas para dar o seu melhor, e não foi diferente. Com boa atuação de Sheilla e o ponto decisivo de Tandara, as brasileiras venceram, por 15 a 10.

Com a conquista, a equipe do técnico José Roberto Guimarães quebrou uma escrita de 12 anos sem o ouro no Pan-americano. O último foi em Winnipeg, em 1999.

(Reprodução/TV)