Você Sabia – Mudanças nas regras do voleibol


Novas regras no Vôlei


O voleibol passou por várias mudanças desde sua origem.  Foi criado em 1895, nos Estados Unidos.

Até 1998, cada set atingia 15 pontos, que eram marcados por meio da vantagem, ou seja, a equipe conseguia pontuar quando o adversário errava duas vezes seguidas, ou então ocorria a troca da posse de bola. Após essa data, a pedido das televisões internacionais, os sets passaram a ter 25 pontos e não havia mais a regra da vantagem.  Cada bola que a equipe conseguia colocar no chão valia um ponto. Com isso, as partidas ficaram mais rápidas.

Já em 2014, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) alterou algumas regras da modalidade em competições internacionais e oficiais. As mudanças começaram a ser válidas no início de 2015.

Uma das principais novidades é a invasão, qualquer toque de um jogador na rede é considerado infração pelo árbitro. Antes, o toque era permitido se não intervisse na jogada. Além disso, o número de jogadores relacionados para cada partida foi alterado, de 12 passou para 14 atletas.

Uma outra mudança foi no tempo técnico durante a partida. Os técnicos podiam pedir tempo com mais frequência, mas a nova regra determina apenas uma ou duas vezes por set, depende da escolha das organizações das televisões. Esta mudança tem o objetivo de diminuir a duração dos jogos.