Parece que foi ontem, mas já são 10 anos. Uma década de um título histórico para o vôlei brasileiro: medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008.
Depois da derrota doída para a Rússia na semifinal das Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando o Brasil esteve a um ponto de fechar o jogo, e da lesão de Paula Pequeno, que a impediu de realizar o sonho de disputar os Jogos Olímpicos representando seu país, Pequim veio para consagrar uma geração de ouro do vôlei, e representou a volta por cima de Paula, que além de campeã Olímpica, tornou-se a única brasileira MVP da história dos Jogos. PP4 também se destacou entre as dez melhores atletas do torneio, nos fundamentos: bloqueio, ataque e defesa, confirmando que aquele ano seria definitivamente um dos melhores de toda a vitoriosa carreira da ponteira Paula Pequeno.
A campanha da equipe de José Roberto Guimarães foi praticamente perfeita durante os 7 primeiros jogos, que foram essenciais para que o time ganhasse cada vez mais confiança e alcançasse a vaga na tão desejada final Olímpica. Os jogos aconteceram contra Argélia, Rússia (que havia derrotado o Brasil na última final), Sérvia, Cazaquistão, Itália, Japão e as chinesas, donas da casa nas semis. Em todas essas partidas, o time não perdeu sequer um set. A Seleção Brasileira encontrava-se mais confiante e focada do que nunca, depois de ótimas atuações. Porém, todos sabiam que a final não seria fácil, ainda mais contra adversárias tão qualificadas como eram as Norte-Americanas.
O jogo começou com as brasileiras impondo um bom ritmo, e logo no primeiro set abriram 25/15, fechando a primeira parcial com um ace de Paula. Já no segundo, os Estados Unidos deram o troco e venceram por 18/25. Entretanto, as brasileiras se recuperaram e levaram a terceira parcial por 25/13. 2 sets a 1, faltava apenas mais um para a glória, e foi sofrido. O último set foi disputado ponto a ponto entre as duas equipes, mas o Brasil se impôs na parte final, e fechou o jogo em 25/21, selando uma das conquistas mais importantes da história do vôlei brasileiro, e consagrando uma geração inesquecível do nosso esporte. Parabéns a todas as guerreiras campeãs Olímpicas, há 10 anos!
Published by